Museu da Abolição promove o Festival Todo Poder a Elas

publicado: 08/07/2016 09h17,
última modificação: 08/07/2016 09h19

0807abolicaoNo próximo domingo (10), o Museu da Abolição (MAB/Ibram), em parceria com o coletivo Poder Feminino Crew, a Secretaria de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas (Secod) e a Secretaria da Mulher da Prefeitura do Recife, realizará o Festival Todo Poder a Elas que tem por objetivo trabalhar questões como o empoderamento feminino, preconceito racial e direitos das mulheres, por meio de palestras, cine-debate, rodas de diálogo, oficinas e outras atividades formativas. Sem fins lucrativos e produzido de forma colaborativa, o Festival iniciará as atividades do segundo semestre do Museu da Abolição, reafirmando que é necessário, cada vez mais, promover ações voltadas para o empoderamento feminino.

Idealizador e produtor do Festival, o Poder Feminino Crew (PFC), é um coletivo feminino de hip-hop criado em 2014 que tem se destacado no cenário musical local, sendo citado em matérias de revistas, jornais e páginas virtuais. Os objetivos do PFC, para este evento, fazem parte das iniciativas desenvolvidas pelo Museu da Abolição para potencializar suas ações por meio do Projeto Selos MAB, no qual, a cada ano, será lançado um selo-tema que será incorporado às ações, discussões, eventos e exposições realizadas no MAB. Neste ano, o Projeto Selos MAB ressalta o Protagonismo Feminino, comemorando a liberdade e o empoderamento da mulher na sociedade contemporânea.

No ano dia 08 de março deste ano, o Museu da Abolição lançou o selo Negra|Protagonista 2016, com o intuito de organizar ações, eventos e exposições, em parceria com outras instituições, públicas e privadas, ONGs, coletivos e movimentos sociais. Ainda primeiro semestre começou a colher os frutos desta iniciativa: foi realizada a Primeira Mostra de Estética Afro do MAB (abril); as exposições voltadas para a temática feminina (Exposição do IV Prêmio Mestre Luis de França, Exposição Lélia Gonzáles e Exposição Cabelo uma questão de identidade); a Oficina de Grafite Abolir: Mulheres na luta por terra, teto e alforria (voltado para alunas das escolas públicas próximas ao Museu). Estes são exemplos da dinâmica provocada no Museu da Abolição a partir do tema escolhido para o projeto selos deste ano. O Museu da Abolição fica na Rua Benfica, 1150, no bairro de Madalena, em Recife (PE). Saiba mais