Museu da Inconfidência abre exposição sobre imigração italiana em MG

publicado: 12/07/2012 16h03,
última modificação: 16/07/2012 11h32

Em comemoração ao Ano da Itália no Brasil (2011-2012) e o 301° aniversário de Vila Rica, O Museu da Inconfidência/Ibram inaugura, no dia 13 de julho, às 20h30, na Sala Manoel da Costa Athaide, a exposição De Gênova a Ouro Preto: A rota dos Fontana.

Procissão de Corpus Christi em Ouro Preto fotografada por Fontana

A mostra retrata a imigração italiana no país e em Minas Gerais a partir da vinda da família do fotógrafo ouropretano Luiz Fontana ao Brasil, no final do século XIX.

Fontana deixou seu legado histórico, entre as décadas de 1920 e 1948, nos registros fotográficos que constituem patrimônio da Prefeitura Municipal, sob guarda do Instituto de Filosofia, Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto.

A mostra tem curadoria geral de Janine Ojeda e Margareth Monteiro e foi idealizada em parceria com a Prefeitura de Ouro Preto, que lançará site com a coleção de imagens digitalizadas da obra de Fontana.

Também estarão expostos objetos, fotografias e imagens relativos à imigração e serão identificadas famílias ouropretanas com descendência italiana. “Fontana foi objeto de mais de uma exposição local, mas ainda não se conseguiu fazer uma mostra realmente renovadora e instigante como a que o Museu pretende realizar”, salienta o diretor do Museu da Inconfidência, Rui Mourão.

A exposição tem entrada gratuita e pode ser vista de terça a domingo, das 12 às 18h, até 26 de agosto de 2012. Saiba mais.

Texto e foto: Divulgação Museu da Inconfidência