Museu da Inconfidência (MG) expõe Inimá de Paula

publicado: 05/08/2011 16h47,
última modificação: 22/05/2012 15h07

Considerado um dos mais genuínos valores da pintura brasileira do século XX, o pintor mineiro Inimá de Paula (1918-1999) ganha mostra a partir da próxima sexta-feira (12) no Museu da Inconfidência/Ibram, em Ouro Preto (MG).

Organizada em parceria com a Fundação Inimá de Paula, a exposição Inimá no Tricentenário de Ouro Preto apresenta obras inéditas do artista mineiro, como Naturezas Mortas e Retratos, incluindo o seu famoso Autorretrato. Objetos pessoais e telas de diversas fases, com ênfase no Expressionismo, também integram a mostra, que estará em cartaz na Sala Manoel da Costa Athaide até 18 de setembro.

As obras foram selecionadas especialmente para a comemoração dos 300 anos da cidade histórica mineira, que tanto inspirou o pintor ao longo de sua trajetória. Dotada de elevado teor poético-emocional, a obra de Inimá é considerada tributária do fauvismo, estilo cuja principal característica é dar margem ao instinto e às sensações por meio de pinceladas rígidas e cores selvagens.

O quê: Inauguração da exposição Inimá no Tricentenário de Ouro Preto.
Quando: 12 de agosto, sexta-feira, às 20h30. A mostra permanece em cartaz até 18 de setembro.
Onde: Sala Manoel da Costa Athaide, Anexo I do Museu da Inconfidência. Rua Vereador Antônio Pereira, 33 – Centro Histórico, Ouro Preto (MG).
Visitação: De terça a domingo, das 12h às 18h. Entrada gratuita.

Fonte: Museu da Inconfidência/Ibram