Museu da República inaugura mostra ‘O Rio que se queria negar’

publicado: 22/09/2015 15h15,
última modificação: 25/09/2015 15h50

Entre os dias 22 de setembro deste ano e 10 de janeiro de 2016, o Museu da República/Ibram – em parceria com a FIOCRUZ e o Ministério da Cultura – apresentará a exposição O Rio que se queria negar: as favelas do Rio de Janeiro no acervo de Anthony Leeds. A exposição traz ao público o acervo fotográfico do antropólogo norte-americano Anthony Leeds, cedido por sua viúva à Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz).

As imagens, muitas delas inéditas, abordam a estrutura e o cotidiano das favelas cariocas sob o olhar do antropólogo que morou nas comunidades do Tuiuti e do Jacarezinho, além de ter realizado pesquisas em mais de cem favelas do Rio de Janeiro. No acervo, imagens de favelas já removidas, como Macedo Sobrinho, antes localizada no bairro do Humaitá, na zona sul da capital fluminense.

É possível também encontrar reproduções datadas da década de 60 de comunidades já tradicionais, como a Rocinha e o Jacarezinho. As fotos acompanham uma história e análise enriquecedora da antropologia e sociologia fluminense e brasileira.

Estarão expostos também alguns manuscritos do antropólogo, fotografias de Anthony Leeds e de sua viúva, a cientista política Elizabeth Leeds, nas favelas fazendo suas observações de campo.

A abertura da exposição será marcada por um seminário, que acontecerá nos dias 22 e 23 de setembro. Como cerimônia de encerramento do seminário, será realizado o relançamento do livro “A Sociologia do Brasil Urbano” – de autoria conjunta de Anthony e Elizabeth Leeds – considerado um clássico dos estudos urbanos no país.

SERVIÇO

Exposição “O Rio que se queria negar: as favelas do Rio de Janeiro no acervo de Anthony Leeds”

Local: Sala de Exposições Temporárias do Museu da República (exposição de fotografias)

Período: de 22 de setembro (inauguração às 19h) a 17 de janeiro de 2016.

Seminário “O Rio que se queria negar: as favelas do Rio de Janeiro no acervo de Anthony Leeds”

Local: Auditório Apolônio de Carvalho e Espaço Multimídia

Horário: Dia 22 de setembro das 16h às 19h e 23 de setembro das 9h30 às 19h