Museu da República inaugura mostra temporária O Olimpo é Aqui

publicado: 03/10/2016 11h38,
última modificação: 03/10/2016 11h38

O Museu da República/Ibram recebe, a partir do dia 4 de outubro, a exposição temporária O Olimpo é Aqui, com imagens reproduzidas de espaços da sua própria arquitetura.

O Palácio do Catete, nome pelo qual o Museu é conhecido, guarda em sua história resquícios de tempos mais antigos. O visitante com olhar atento percebe a grande influência da mitologia greco-romana na decoração do palácio. Essa foi a impressão de muitos cronistas do século XIX, que chamaram o palácio de “quase romano”.

No Brasil do século XIX, dominado pelo neoclassicismo na arquitetura e nas artes, o Império buscava construir uma identidade nacional com olhos na Europa, não na diversidade de seu povo e nas tradições da época da Colônia. O Palácio do Catete não foi exceção: os deuses que ornam os salões tinham como objetivo passar mensagens para todos aqueles que pudessem compreender esses símbolos.

A mostra fica em cartaz até 30 de janeiro de 2017. O Museu da República funciona de terça a sexta das 10h às 17h e aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 18h.