Museu das Missões apresenta o espetáculo ‘Som e Luz em Corpos’

publicado: 17/05/2019 14h14,
última modificação: 17/05/2019 14h16

SOM E LUZ EM CORPOSNos dias 17, 18 e 19 de maio, o Museu das Missões/Ibram oferece ao público o espetáculo Som e Luz em Corpos. O espetáculo consiste na apresentação de coreografia para o texto e a música do tradicional espetáculo Som e Luz, com bailarinos intervindo no cenário natural do sítio histórico (IPHAN) onde situa-se o Museu das Missões.

Segundo o diretor da obra, Prof. Dr. Odailso Berté, os movimentos das imagens missioneiras em madeira policromada sob a guarda do museu serviram de material de estudo e pesquisa durante o processo criativo da coreografia.

O projeto é coordenado pela Prefeitura de São Miguel das Missões. O museu participa do projeto através do texto sobre a história da unidade e seu acervo de esculturas, que deverá ser publicado em cartilha educativa sobre o espetáculo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Sobre o Projeto

Criado em 2005 pelo professor do Curso de Dança da UFSM, Odailso Berté, junto à extinta Cia Sarx de Teatro-dança, de Santo Ângelo, permaneceu em cartaz, no Sítio Arqueológico de São Miguel, até o ano de 2009.

Recentemente, através do Projeto de Extensão “De Terra Seus Corpos”, coordenado pela professora Mônica Corrêa de Borba Barboza, e de um convênio entre o Curso de Dança-Licenciatura da UFSM e a Prefeitura Municipal de São Miguel das Missões, o projeto do Som e Luz em Corpos foi retomado.

Odailso Berté é o diretor geral dessa nova montagem. Os professores Mônica Borba e Crystian Castro, docentes dos Cursos de Dança da UFSM, são os diretores artísticos e criadores da nova coreografia. Estudantes dos cursos de Dança da UFSM farão parte do corpo de baile do espetáculo, além de participarem dos processos criativos e pedagógicos que conectam dança, educação e história.