Museu de Arte do Rio abre hoje e expõe peças de acervo dos museus Ibram

publicado: 01/03/2013 09h35,
última modificação: 27/09/2013 17h48

Dezessete peças do acervo de museus ligados ao Ibram fazem parte das quatro exposições inaugurais do Museu de Arte do Rio (MAR), que será aberto hoje (1º), na Praça Mauá, região portuária do Rio de Janeiro.

Entre as peças de acervo emprestado pelo Ibram estão gravuras do Museu Lasar Segall e quadros e objetos do Museu Nacional de Belas Artes, dos Museus Castro Maya – Chácara do Céu e Museu do Açude – e do Museu Histórico Nacional.

Participam da inauguração do Museu, na noite de hoje, a presidenta da República, Dilma Rousseff, a ministra da Cultura, Marta Suplicy, e o presidente do Ibram, José do Nascimento Junior.

O MAR vem se somar aos 3.223 museus do Brasil e aos 131 museus na cidade do Rio de Janeiro (dados do Cadastro Nacional de Museus – setembro de 2012). O museu pretende conjugar arte e educação, promover uma leitura transversal da história da cidade e unir dimensões históricas e contemporâneas da arte, além de promover a formação continuada de professores da rede municipal de ensino.

O MAR contará com uma área de 15 mil m², composta pelo prédio histórico tombado Palacete de Dom João IV, onde ficam as exposições, e pelo edifício vizinho, de estilo modernista, que abriga a Escola do Olhar. O Museu também terá coleção própria, que já está em processo de formação por meio de aquisições e doações.

Exposições
A partir de hoje estão abertas ao público as exposições Rio de Imagens: Uma Paisagem em Construção, que aborda as transformações do cenário urbano e da construção do imaginário do Rio de Janeiro; O Colecionador: Arte Brasileira e Internacional na Coleção Boghici, com cerca de 140 peças da coleção particular do marchand Jean Boghici; Vontade Construtiva na Coleção Fadel , com peças produzidas por artistas brasileiros dos movimentos concretista e neoconcretista das décadas de 50 e 60;  e O Abrigo e o Terreno: Arte de Sociedade no Brasil, que trata da ocupação do espaço público e da dinâmica da sociabilidade.

O Museu fica aberto de terça a domingo, das 10h às 17h. A entrada é gratuita às terças-feiras. Mais informações na página www.museumar.com ou pelo telefone (21) 2203.1235.

Texto: Ascom/Ibram