Museu de Arte Sacra da Boa Morte em Goiás é tema do Conhecendo Museus

publicado: 21/06/2012 14h56,
última modificação: 25/06/2012 09h51

O Museu de Arte Sacra da Boa Morte, que é vinculado ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) e fica na Cidade de Goiás (GO), é o tema da série Conhecendo Museus desta semana.

O sétimo episódio, que foi ao ar na terça-feira (19), será reprisado neste sábado (23) às 15h30. A série é exibida em canais educativos de televisão aberta e por assinatura como TV Brasil, TV Brasil Internacional, Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), Boa Vontade TV e pela Rede Educação e Futuro de Televisão.

Reconhecido pela Unesco como patrimônio histórico e cultural mundial por sua arquitetura barroca, o museu funciona nas instalações da antiga Igreja Nossa Senhora da Boa Morte, cuja construção foi concluída em 1779. Saiba mais.

A construção em pau-a-pique e pedra, de formato octogonal, abriga um acervo de cerca de mil peças composto de imaginária, prataria, mobiliário, porcelana, retábulos, indumentárias, gravuras e pinturas, além de coroas, cálices, castiçais, tocheiros e lampadários dos séculos 18 e 19, peças de origem portuguesa e telas com temas religiosos. São obras sacras de vários autores, com destaque para o artista Veiga Valle, considerado “o Aleijadinho goiano”.

A temporada 2012 da série Conhecendo Museus vai exibir um total de 52 episódios de 26 minutos cada, com produção assinada pelo Instituto Brasieliro de Museus (Ibram/MinC), Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), TV Escola (MEC) e Fundação José de Paiva Netto. Conheça o projeto.

Texto: Ascom/Ibram
Foto: Banco de imagens Ibram