Museu de Caeté promove a exposição ‘Brincos da Rainha’

publicado: 31/07/2019 17h13,
última modificação: 24/01/2020 17h17

Em comemoração à padroeira da cidade de Caeté (MG), Nossa Senhora do Bom Sucesso e São Caetano, o Museu Regional de Caeté/Ibram promove, de 06 de agosto a 08 de setembro, a exposição “Brincos da Rainha”.

Imagem brincos da rainha

Na mostra, serão apresentados os brincos doados por famílias e artesãos da cidade de Caeté para a imagem da padroeira. Segundo Sônia Maria Barbosa, diretora do Museu, os adornos podem ser definidos como votos em forma de agradecimento a alguma graça alcançada.

“A doação dos brincos tem várias motivações. Proteção, cura, recuperação da saúde, sofrimento amoroso, dificuldade financeira, familiar ou nenhum pedido específico, mas sim agradecimento pela vida”, destacou a diretora.

A padroeira

A imagem de Nossa Senhora do Bom Sucesso, de origem portuguesa do século XVIII, tem o estilo barroco,  ornamentos em sua policromia e atributos de prata. Os brincos que ornam a padroeira da cidade, considerada Rainha de Caeté, trazem, segundo os fiéis, nobreza e graciosidade para a imagem.

O Museu de Caeté  funciona de terça a domingo, das 12h às 17h.