Museu do Amanhã recebe prêmio de Museu do Ano na América Latina

publicado: 07/10/2016 15h11,
última modificação: 07/10/2016 15h11

Na última sexta-feira (30), o Museu do Amanhã, localizado na cidade do Rio de Janeiro (RJ), recebeu, em Londres (Reino Unido), o Leading Culture Destinations Awards, premiação voltada para instituições, organizações artísticas e cidades que se tornaram destinos culturais e apresentaram contribuições exemplares para a vida cultural local.

MuseuAmanhaIniciativa da Prefeitura do Rio, realizado em conjunto com a Fundação Roberto Marinho e Banco Santander, com apoio do Ministério da Cultura via Lei Rouanet, o Museu do Amanhã foi premiado como Melhor Museu Do Ano da América do Sul e Central, que considera as instituições inauguradas e/ou reformadas nos últimos 15 meses; ficando ainda entre as três instituições com arquitetura mais inovadora do ano – pelo projeto idealizado pelo espanhol Santiago Calatrava.

Em sua terceira edição, o Leading Culture Destinations Awards premia ainda museus nas categorias Melhor Exposição, Melhor Restaurante, Melhor Loja e Melhor Museu Digital, premiando instituições nos cinco continentes.

Traveller´s Choice
A Pinacoteca de São Paulo foi considerada o melhor museu do Brasil e da América do Sul em votação de usuários do site TripAdvisor, plataforma de planejamento e reserva de viagens.

Segundo o Travellers’ Choice Museus 2016, o museu paulistano também ocupa a 19ª posição no ranking mundial. Outros museus brasileiros também estão entre os dez melhores da América do Sul, segundo os usuários: Inhotim, em Brumadinho (MG); o Instituto Ricardo Brennand, em Recife (PE); o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba (PR); o Museu Imperial/Ibram, em Petrópolis (RJ); e o Museu do Futebol, em São Paulo (SP).

Texto: Ascom/Ibram