Museu do Ouro completa 69 anos no próximo sábado (16)

publicado: 11/05/2015 09h11,
última modificação: 11/05/2015 09h23

Inauguração do Museu do Ouro, em 1946.

O Museu do Ouro, vinculado ao Ibram e situado na cidade de Sabará (MG), completa, no próximo dia 16, seus 69 anos de inauguração.

Concebido a partir das ideias e propostas de intelectuais e artistas modernistas no final dos anos 1930, o museu registra, preserva e divulga a história do período que compreende a descoberta e o desenvolvimento da atividade de mineração do ouro em Minas Gerais, desde a época colonial – século XVIII até meados do século XX.

A instituição foi criada pelo presidente Getúlio Vargas por intermédio do Decreto-Lei n° 7.483, de 23 de abril de 1945, sendo a inaugurada no dia 16 de maio de 1946.

Nos dias atuais, a instituição volta-se para o desenvolvimento de ações e processos de cunho sócio-cultural. Novas linguagens, atividades, enfoques e interpretações apresentam-se como essenciais para a identificação, o fortalecimento de vínculos e o estreitamento de relações entre o museu, a sua comunidade e o público visitante.

Instalado em um prédio em estilo colonial de meados do século XVIII, antiga Casa da Real Intendência e Fundição do Ouro de Sabará, o museu é aberto ao público, de terça-feira a sexta-feira, das 10 às 17 h e sábados e domingos das 12 às 17 h.