Museu do Ouro realiza ciclo de estudos durante a 13° Primavera de Museus

publicado: 26/09/2019 14h18,
última modificação: 20/01/2020 14h25
13 primavera de museus -

Em comemoração à 13ª Primavera dos Museus, o Museu do Ouro/Ibram vai realizar até o dia 31 de setembro o 4° Ciclo de Estudos sobre Aníbal Machado. O projeto tem o objetivo de estimular o interesse pela obra do escritor modernista Aníbal Machado (1894-1964), nascido em Sabará e considerado pela crítica literária um dos mais importantes contistas brasileiros.

No ciclo, estão previstas sessões de estudos literários para a análise de quatro contos do escritor: “O Piano”, “O Telegrama de Ataxerxes”, “Tati, a garota” e “O Homem alto”, todos esses contos estão reunidos na obra “A morte da Porta-Estandarte, Tati a garota e outras histórias”, de Aníbal Machado. Os participantes farão as leituras dos contos propostos para cada semana em casa e, depois, nas rodas de conversa realizadas no museu, todos irão discutir sobre as impressões da leitura.

“Essa metodologia do ciclo de estudos é importante, porque a visão dos outros leitores chama atenção para aspectos e percepções que às vezes não tivemos durante a nossa leitura e interpretação do texto estudado”, afirma a técnica em assuntos educacionais do museu, Isabella Carvalho de Menezes.

Segundo Menezes, neste ano, o convidado para proferir a palestra de abertura do ciclo de estudos é Cristiano Machado, neto do escritor Aníbal Machado. “Uma novidade presente neste 4º Ciclo de Estudos será a preparação do sarau literário dos iniciados. Ao longo dos encontros, o grupo vai escolher textos da obra “Cadernos de João”, de Aníbal Machado, para apresentar no dia do sarau”. A obra contém textos em prosa, poesia, aforismas, crônicas e reflexões. O sarau, aberto a comunidade, será seguido por uma apresentação de moda de viola.

Museu Imperial

Em Petrópolis, o Museu Imperial/Ibram realizou, ontem (25), a edição do projeto “O Museu que não se vê”.  A atividade, que dialoga com o tema da 13° Primavera dos Museus: “museus por dentro, por dentro dos museus”, levou os visitantes a conhecerem os bastidores do museu. Foi um passeio por espaços que, geralmente, não são acessíveis ao público. Durante a atração, os participantes tiveram acesso a obras raras da biblioteca, às reservas técnicas, ao laboratório de restauração e ao arquivo histórico.

Veja o guia online com a programação completa da 13ª Primavera dos Museus. Também está disponível a programação em formato de publicação digital (formato PDF).