Museu Histórico nacional realiza seminário online

publicado: 07/10/2020 13h27,
última modificação: 07/10/2020 13h29

Nos dias 13 e 14 de outubro, o Museu Histórico Nacional/Ibram promove o seminário internacional Miradas decoloniais para os centenários portugueses (1940-2020). O evento, que pela primeira vez será online,
marca o aniversário do museu, comemorado em 12 de outubro.

Pesquisadores do museu e convidados nacionais e internacionais abordam, a partir de diferentes perspectivas, a Exposição do mundo português. Realizada em Lisboa em 1940, celebrou os 800 anos da fundação do Estado (1140) e os 300 anos da restauração do trono português, com o fim da União Ibérica (1640). A exposição foi pensada em favor da construção de uma imagem positiva para o Estado Novo Português (1933-1974).

O Brasil, o único país convidado, foi apresentado como exemplo de nação independente que mantinha laços com a antiga metrópole, mensagem que serviu para justificar e dar sentido à manutenção de colônias portuguesas na África e na Ásia. A exposição teve grande importância na
trajetória do MHN, que participou na seção Brasil Colonial, com o acervo que já preservava e objetos produzidos especialmente para a ocasião. Hoje, integrados às coleções.

O objetivo do seminário internacional do MHN é provocar debates e estimular reflexões sobre o evento e seu legado, apontando perspectivas para um futuro emancipador e plural nos processos de escritas da história e construção das memórias.

Mesas programadas
No dia 13, às 10h, tem início o seminário com a mesa Exposição do mundo português há 80 anos, com as participações de Annarita Gori (Universidade de Lisboa), Maurício Parada (PUC-RJ) e Alvaro Marins (MHN) como mediador. Confira aqui o canal do youtube do MHN. Às 14h, acontece a mesa O Brasil na exposição do mundo português com Luciene Lehmkuhl (UFPB/UFPE), Rosana Andrade (UFSC) e Aline Montenegro (MHN) como mediadora.

No dia 14, também às 10h, a Exposição do mundo português e suas ressonâncias abre o seminário, com as participações de Cláudia Castelo (Universidade de Coimbra), Maria Margaret Lopes (MAE-USP/UnB) e Rafael Zamorano (MHN) como mediador. Às 14h, começa a última mesa Descolonizando os centenários portugueses, com as participações de Márcia Chuva (Unirio/Projeto Echoes), Marílio Wane (Ministério da Cultura de Moçambique/Universidade Nova de Lisboa) e Maria De Simone (MHN) como mediadora.

O seminário acontece em parceria com o Programa de Pós-Graduação em História, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGH/Unirio), e com o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

Texto e imagem: Ascom/MHN
Edição: Ascom/Ibram