Museu Imperial apresenta Berlinda de Aparato de d. Pedro II restaurada

publicado: 14/12/2012 16h53,
última modificação: 19/12/2012 10h49

Após um ano de trabalho intenso, a equipe do Museu Imperial/Ibram, em Petrópolis (RJ),  concluiu a restauração da Berlinda de Aparato de d. Pedro II, veículo que o imperador utilizava em ocasiões solenes. A peça será apresentada ao público neste sábado (15), em uma cerimônia às 12h30, com entrada franca.

O trabalho de restauração durou um ano e público pode acompanhar

A restauração, que contou com patrocínio da empresa petropolitana GE Celma, a partir da Lei de Incentivo à Cultura, foi realizada às vistas do público na Galeria de Restauro, sala anexa ao Pavilhão das Viaturas criada para permitir que os interessados pudessem acompanhar o trabalho dos técnicos.

Foi a primeira vez que a berlinda passou por uma intervenção tão complexa. Além da equipe do Laboratório de Conservação e Restauração do Museu Imperial, também trabalharam no restauro pessoas da comunidade petropolitana, capacitadas pelo museu. Participaram ainda consultores externos, a partir de convênios com universidades e instituições de pesquisa.

Além de preservar esse patrimônio brasileiro, o projeto permitiu também um estudo aprofundado sobre a peça. Foram descobertas, por exemplo, marcas de artesãos que atuaram em sua manufatura, como ferreiros, marceneiros e bordadeiros, e até a própria data provável da finalização dos trabalhos do arcabouço – até então, acreditava-se ser 1837, mas uma gravação na parte interna permitiu corrigir a informação para 1835.

A cerimônia acontecerá na Sala da Batalha de Campo Grande, no Museu Imperial. O endereço é Rua da Imperatriz, 220, Centro, Petrópolis. Leia matéria completa e saiba mais sobre o Museu Imperial.

Texto e foto: Divulgação Museu Imperial
Edição: Ascom/Ibram