Museu Imperial comemora 188 anos do nascimento do imperador d. Pedro II

publicado: 04/12/2013 09h56,
última modificação: 05/12/2013 09h46

Uma série de eventos acontece hoje (4), no Museu Imperial/Ibram, em Petrópolis (RJ), em comemoração aos 188 anos de nascimento do imperador d. Pedro II (1825-1891).

Retrato do imperador d.Pedro II quando jovem

O Cine Teatro Museu Imperial irá receber uma Sessão da CEPHAS (Comissão de Estudos e Pesquisas Históricas), do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB). Haverá também apresentação de palestras, lançamento de livros e da visita virtual da instituição.

O aniversário de d. Pedro II é a única ocasião do ano em que o IHGB realiza a Sessão da CEPHAS fora de suas dependências, sendo sempre no Museu Imperial.

Em seguida, terão a palavra os professores Cybelle Ipanema (IHGB), Vitor Fonseca (presidente do comitê brasileiro do Programa Memórias do Mundo da UNESCO), Noêmia Guimarães Soares (Universidade Federal de Santa Catarina) e Neibe Cristina da Costa (Museu Imperial).

Publicações e visita virtual
Na ocasião, será lançado Caderno Técnico de conservação restauração da Berlinda de Aparato do imperador d. Pedro II. O restauro da Berlinda foi concluído em dezembro de 2012, com patrocínio da empresa petropolitana GE Celma, a partir da Lei de Incentivo à Cultura, e coordenação de Eliane Zanatta, responsável pelo Laboratório de Conservação e Restauração do Museu Imperial.

Outra publicação que terá seu lançamento nesse dia é D. Pedro II: um tradutor imperial, organizado pelos professores Noêmia Guimarães Soares, Sergio Romanelli e Rosana de Souza, do Núcleo de Estudos de Processos Criativos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a partir de consulta ao arquivo histórico do Museu Imperial.

Ainda durante as comemorações, será lançado a Visita virtual ao Museu Imperial, através da qual qualquer pessoa poderá apreciar seu acervo 24 horas. Todo o circuito será divulgado em 360° pelo projeto Era Virtual. Saiba mais na página do Museu Imperial.

Texto: Divulgação Museu Imperial