Museu Imperial comemora aniversário no domingo (16) com entrada franca

publicado: 14/03/2014 10h52,
última modificação: 17/03/2014 09h59

No domingo (16), dois aniversários serão comemorados em Petrópolis (RJ): 171 anos da cidade e 71 anos do Museu Imperial/Ibram.

Espetáculo Som&Luz será gratuito no domingo (16)

Para celebrar as datas,  o museu presenteia os visitantes com a visita gratuita ao antigo palácio imperial, das 11h às 18h, e a apresentação do espetáculo Som & Luz, às 19h – com possibilidade de segunda sessão, às 20h, caso haja procura por parte do público.

Para assistir ao espetáculo que utiliza efeitos especiais de iluminação e sonorização para reviver a história de d. Pedro II, é necessário a retirada do ingresso na bilheteria do museu, com o limite de dois por pessoa.

Construído entre 1845 e 1862, o palácio em Petrópolis foi uma das residências da família imperial brasileira e a preferida de d. Pedro II. Com o novo regime (República) e o consequente banimento da família, o prédio foi ocupado por dois educandários, até que, em 1940, o presidente Getúlio Vargas assinou um decreto para a criação do Museu Imperial.

Inaugurado em 16 de março de 1943, a instituição reúne peças relativas ao período imperial brasileiro e, ao longo das últimas sete décadas, acumulou expressivos conjuntos documentais, bibliográficos e de objetos, totalizando um acervo de cerca de 300 mil itens. Conheça mais.

Texto e foto: Divulgação Museu Imperial
Edição: Ascom/Ibram