Museu Imperial inicia restauro do trono de d. Pedro II

publicado: 18/11/2013 09h56,
última modificação: 18/11/2013 09h56

Mais uma peça do Museu Imperial/Ibram, em Petrópolis (RJ), está sendo restaurada. Desta vez, os cuidados do laboratório de restauração estão voltados para o trono de d. Pedro II. A intervenção, que está sendo realizada através de recursos próprios da instituição, começou este mês e deverá ser concluída até janeiro de 2014, período de grande fluxo de visitantes.

Técnica coleta amostra de microorganismos no trono imperial

O item faz parte do circuito de exposição permanente do museu. A peça foi escolhida para receber os reparos devido a problemas estruturais, como conta Eliane Zanatta, responsável pelo setor de Conservação e Restauração. “Ele apresenta problemas estruturais, por ser de madeira, além de uma alteração cromática muito grande na parte têxtil, que já não é original e está prejudicando os bordados a fio de prata do espaldar” – explicou Eliane.

Em dezembro de 2012, o Museu Imperial concluiu o restauro da berlinda de aparato de d. Pedro II, que hoje está exposta em uma cúpula temporária acompanhada de uma tela onde os visitantes podem ver como foi realizado todo o processo. Assim como a restauração da berlinda, a do trono de d. Pedro II também está sendo realizada às vistas do público na Galeria de Restauro, sala anexa ao Pavilhão das Viaturas criada para permitir que os interessados possam acompanhar o trabalho dos técnicos.

A equipe do Instituto Nacional de Tecnologia (MCTI) e do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), parceiros do MI no que diz respeito às pesquisas direcionadas para o estudo da biodeterioração, controle e detecção de espécies microbianas em áreas selecionadas do trono de d. Pedro II e do ambiente no qual ele está exposto, já estiveram no Museu Imperial para coleta de amostras de micro-organismos. Continue lendo na página do Museu Imperial.

Texto e foto: Divulgação Museu Imperial