Museu Nacional de Belas Artes sedia a mostra ‘Instituto dos Arquitetos do Brasil’

publicado: 06/02/2020 17h21,
última modificação: 06/02/2020 17h21

De 26 de janeiro a 08 de março, o Museu Nacional de Belas Artes (MNBA)/Instituto Brasileiro de Museus vai sediar a exposição “Instituto dos Arquitetos do Brasil – rumo ao centenário”.

Dentro da mostra, que conta parte da trajetória da arquitetura no Brasil, os organizadores buscaram revisitar os percursos vividos, com uma grande linha do tempo lembrando alguns dos fatos marcantes que configuram a história da instituição, com suas lutas históricas por cidades mais democráticas, mais inclusivas, mais justas, mais vibrantes e mais humanas e por espaços da vida cotidiana digna e plural. Ao fim da linha do tempo, suportes digitais dão espaço de fala àqueles que farão cidades de amanhã, com seus sonhos, seus desejos e suas bandeiras.

A exposição reúne obras de Le Corbusier, Ubi Bava, e Candido Portinari, entre outras,  pertencentes à coleção do MNBA,  além de acervos diversos.

O presidente do IAB-RJ, Igor de Vetyemy, assina a curadoria da exposição junto com a copresidenta de cultura Ligia Tammela e a Conselheira Superiora da Instituição, Cêça Guimaraens. Segundo Igor, essa atenção a um passado tão rico é essencial para se planejar o futuro do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB).

“Um Instituto que chega ao seu centenário merece e precisa parar para olhar para trás, refletir sobre seus acúmulos e projetar seus caminhos para o futuro. Os objetos de memória que compõem esta exposição contextualizam aquele momento de fundação, prenúncio de uma revolução que se anunciava e eclodiria no ano seguinte, com a Semana da Arte Moderna e o Movimento que transformaria para sempre a identidade da Arquitetura Brasileira”, finaliza o presidente do IAB-RJ.

O MNBA funciona de terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h.

Estudo do IAB sobre painel de azulejos da fachada do Palácio Capanema (RJ) – Obra de Cândido Portinari. Divulgação: Museu Nacional de Belas Artes