Museu Palácio Rio Negro (RJ) recebe exposição Mulheres Guerreiras

publicado: 07/11/2012 15h49,
última modificação: 21/11/2012 16h27

A exposição itinerante Mulheres Guerreiras está em cartaz no Museu Palácio Rio Negro/Ibram, em Petrópolis (RJ), entre os dias 7 de novembro de 2012 a 31 de janeiro de 2013, e pode ser visitada gratuitamente de terça a sábado, incluindo feriados, das 10h às 17h.

O Museu de Favela (MUF), dentro da programação da V Primavera de Museus, em 2011, criou o Sarau das Mulheres Guerreiras das favelas do Cantagalo, Pavão, Pavãozinho, no qual doze mulheres foram agraciadas com o prêmio Mulheres Guerreiras, que passou a ser parte integrante do calendário da instituição. A exposição é extensão do prêmio, que teve como tema Mulheres, Museus e Memórias.

As entrevistas foram realizadas pela jornalista, pesquisadora de memórias e Diretora Social, Rita de Cássia Santos, com o apoio da Diretora Cultural Márcia Souza. A escolha e seleção das mulheres foram realizadas pelo Colegiado do Museu de Favela, integrado por moradores das três comunidades, indicando as mulheres a serem entrevistadas e selecionando as histórias que mais representam a memória coletiva daquele complexo de favelas. Saiba mais sobre a exposição no blogue do Museu Palácio Rio Negro.

Texto: Divulgação Museu da Favela