Museu Regional de Caeté recebe Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros

publicado: 21/06/2019 16h07,
última modificação: 27/01/2020 16h11
Foto de Caeté

O Museu Regional de Caeté/Ibram recebeu o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) expedido pelo Corpo de Bombeiros do Estado de Minas Gerais. Segundo o certificado, a edificação do Museu possui as medidas de segurança previstas na legislação estadual de Segurança Contra Incêndio e Pânico vigente, a lei 14.130/2001. O auto de vistoria foi emitido na data de 13/05/2019 e a data de validade é de 13/05/2022.

Atendimento à recomendação do Ministério Público de Minas Gerais

Em cumprimento à recomendação n° 74, de 31 de outubro de 2018, do Ministério Público de Minas Gerais (MPF), o Museu Regional de Caeté recebeu orientação do MPF para que tivesse a aprovação do corpo de bombeiros no tocante ao Plano de Prevenção e Proteção contra incêndio e pânico a fim de que a unidade museológica recebesse o AVCB. As recomendações destacaram que os acervos do Museu constituem patrimônio cultural brasileiro de referência à identidade, à ação e à memória dos diferentes grupos da sociedade brasileira.

Reabertura do museu

Após seis anos de reforma estrutural, o Museu retomou seu funcionamento no dia 18 de maio deste ano. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o imóvel teve suas paredes de adobe refeitas. Além da reforma na estrutura física, houve a implantação de uma reserva técnica, que é uma área destinada a garantir a preservação dos objetos do acervo que não estão em exposição, bem como a instalação de equipamentos de prevenção e combate a incêndio. A restauração do Museu custou R$ 2,7 milhões e foi custeada pelo Fundo Nacional de Cultura.
Repleto de mobiliário de época e objetos de cultura popular, o Museu conta a história da formação da região de Caeté, sua religiosidade e os modos de vida dos séculos XVIII e XIX.