Museu Regional de São João del-Rei abre mostra sobre memórias indígenas

publicado: 18/09/2015 10h12,
última modificação: 18/09/2015 10h31

O Museu Regional de São João del-Rei/Ibram realiza a exposição de curta duração Memórias Indígenas: a história que não nos contaram. A inauguração será dia 24 de setembro às 19h no próprio espaço do Museu. A programação faz parte da 9ª Primavera de Museus.

O conteúdo da exposição foi idealizado a partir de dados coletados também na própria região. Professores da Universidade Federal de São João del-Rei e pessoas da comunidade contribuíram para o processo de pesquisa e enriquecimento da mostra.

O Museu

Aberto à visitação pública a partir de 1963, está localizado na antiga residência do comendador João Antônio da Silva Mourão (1806-1866), importante comerciante da cidade no período final da produção de ouro. Após a conclusão das obras, em 1859, o comendador instalou sua família na mansão, no segundo e terceiro pavimentos, e a loja de secos e molhados ficou no primeiro andar.

O Museu Regional de São João del-Rei apresenta uma exposição de aspectos do cotidiano no comportamento e nos costumes dos séculos XVIII e XIX, retratados em móveis, utensílios, meios de transporte, imagens religiosas e pinturas. O objetivo do acervo montado é contar um pouco da intimidade e do modo de viver dos mineiros no período colonial.

Exposição “Memórias Indígenas: a história que não nos contaram”.
24/09 (quinta feira), às 19h
No Museu Regional – São João Del Rei/MG