Museu Villa-Lobos inaugura a exposição “O Carnaval das Crianças Brasileiras”

publicado: 09/05/2019 18h37,
última modificação: 09/05/2019 18h44

Museu VillaLobosNo Rio de Janeiro, o Museu Villa-Lobos/Ibram inaugura nesta sexta-feira (10), às 16h, a exposição “O Carnaval das Crianças Brasileiras”, com curadoria da musicóloga Maria Alice Volpe, professora da pós-graduação da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

Um dos maiores patrimônios culturais do Brasil, o Carnaval ganhou destaque na vida e na obra de Heitor Villa-Lobos, que organizou o bloco “Sôdade do Cordão”, em 1940, além de criar obras inspiradas no universo de Momo, como “Carnaval de Pierrot” (1910), “Momoprecoce” (1929) e “Carnaval das Crianças” (1919/1920).

A exposição é realizada a partir da parceria com o Museu Nacional de Belas Artes (MNBA/Ibram), a Escola de Samba Mirim Pimpolhos da Grande Rio e o Núcleo de Arte Digital e Animação da PUC-Rio, que produziu uma animação sobre o tema, baseada nos personagens do Carnaval das Crianças.

17ª Semana de Museus

Integrando a programação da 17ª Semana Nacional de Museus – SNM, no dia 14 o Museu Villa-Lobos apresenta o concerto “O Carnaval das Crianças de Villa – Lobos”, com a pianista Elizabete Aparecida, as 14h. E durante toda a Semana, promoverá mesas-redondas sobre o tema “Samba e carnaval na obra de Heitor Villa-Lobos”.

No dia 17, às 15h30, oferece uma oficina de samba, com Lucas Campos, que será seguida da apresentação da Bateria da Pimpolhos da Grande Rio.

Confira a programação do Museu Villa-Lobos para a 17ª SNM.