Museu Villa-Lobos lança página no Google Arts & Culture

publicado: 01/06/2020 11h21,
última modificação: 01/06/2020 11h23

Buscando diálogo com o público em tempos de isolamento social, o Museu Villa-Lobos (MVL/Ibram) lançou sua página na plataforma Google Arts & Culture. O lançamento aconteceu no dia 24 de maio, dentro da programação da 18ª Semana Nacional de Museus. Foram disponibilizadas na plataforma gratuita a exposição virtual Native Brazilian Music: 80 anos e uma seleção de 50 fotografias que fazem parte de seu acervo.

A exposição conta o percurso da gravação do LP Native Brazilian Music, um dos mais icônicos da história da música brasileira. Gravado em 1940 no convés de um navio norte-americano, em pleno porto do Rio de Janeiro, o disco – com a coordenação do compositor Heitor Villa-Lobos e do regente britânico Leopold Stokowski – registra músicas de Cartola, Pixinguinha, Donga, Luiz Americano e outros importantes artistas brasileiros. A exposição conta com cartas trocadas entre Villa-Lobos e Stokowski, áudios de músicas do disco, fotografias e ilustrações, entre outros recursos.

A seleção de 50 fotografias faz parte do acervo que foi doado pela segunda esposa de Villa-Lobos e primeira diretora do museu, Arminda Villa-Lobos. São imagens que contam um pouco da trajetória do compositor, um dos mais representativos da história da música brasileira.

Fundado em 1960, o Museu Villa-Lobos faz parte do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e tem como missão ser referência sobre a vida e a obra de Villa-Lobos, valorizando as manifestações criativas da música brasileira e a educação musical como fatores de identidade cultural.

Confira a página do Museu Villa Lobos no link: https://artsandculture.google.com/partner/museum-villa-lobos/

Sobre o Google Arts & Culture

Google Arts & Culture disponibiliza mais de 2.000 museus ao seu alcance. É a sua porta para explorar a cultura em toda a sua diversidade, uma maneira imersiva de explorar arte, história, maravilhas do mundo e histórias sobre o patrimônio cultural, desde as pinturas dos quartos de Van Gogh, a cela de Mandela aos templos antigosdinossaurosferrovias indianas ou comida no Japão. Mais sobre o Google Arts & Culture: aqui. O aplicativo Google Arts & Culture é gratuito e está disponível na Web, no iOS e no Android.

Conheça o Museu Villa-Lobos
Tels: (21) 2226-9020 / 2226-9822 / 2226-9818