“Museum Week” promove instituições culturais nas redes sociais

publicado: 10/04/2019 12h12,
última modificação: 02/05/2019 17h46

MuseumWeek 2019De 13 a 19 de maio, simultaneamente à Semana Nacional de Museus organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, será realizada a #Museum Week 2019, ação na qual museus e instituições culturais de todo o mundo têm oportunidade de divulgar bastidores, curiosidades e atividades relacionadas a um tema diferente por dia, através das redes sociais. A iniciativa visa ampliar a comunicação entre as instituições e o público e promover a construção de relacionamentos.

A #Museum Week 2019 no Brasil é coordenado pelo Icom-BR e, para além da participação nas redes sociais, a #MuseumWeek este ano está incentivando as instituições a planejarem também ações in situ. Para ações de grande visibilidade há possibilidade de aporte financeiro. Interessados devem entrar em contato pelo email contact@museum-week.org. Tanto para a participação online ou in situ, é preciso fazer a inscrição no endereço: http://museum-week.org/english/register/

Esta é a sexta edição do projeto que visa dar visibilidade às atividades desenvolvidas nos museus, promovido inteiramente através das redes sociais. Em 2018, cerca de 5.000 instituições culturais participaram do evento em 120 países. A participação de instituições da América Latina representou 5% desse número. O alcance dos posts – seja no Twitter, Facebook, Instagram ou outra rede social, ultrapassou os 600.000 compartilhamentos em 2018. Mais estatísticas aqui.

Este ano, a ênfase do evento será em torno da Causa das Mulheres na Cultura (ontem, hoje, amanhã), com a hashtag #WomenInCulture. A cada dia da semana será trabalhado um tema específico. Os museus participantes devem preparar a sua comunicação digital utilizando as hashtags propostas, que serão usadas mundialmente.

Confira as hashtags da #Museum Week 2019:

Segunda-feira, 13 de maio: #WomenInCulture
As mulheres da Cultura são homenageadas logo no primeiro dia. Quem são elas? Mulheres famosas da história, da literatura, da música ou da ciência, mas também aquelas que trabalham em prol da cultura hoje em dia – anónimas ou famosas – e que, através das suas ações, estruturam a sociedade. Retratos de mulheres escolhidas pelo seu compromisso, a sua inteligência e a força das suas convicções. É também uma oportunidade para as instituições culturais defenderem a educação das mulheres e o lugar que o mundo da cultura lhes deve conceder.

Terça-feira, 14 de maio: #SecretsMW
Esta terça-feira, permita o acesso aos seus bastidores! Exposições em preparação, sessões de restauro ou de manutenção das coleções, dispositivos ou profissões desconhecidas… aproveite a ocasião para aproximar-se ainda mais dos seus públicos, contando-lhes todos os seus segredos!

Quarta-feira, 15 de maio: #PlayMW
A quarta-feira será um dia dedicado ao jogo! Quer seja teatral, cinematográfico, musical ou sob forma de vídeo, olímpico ou de pista, meta conversa com os seus públicos online e os seus visitantes sob uma perspetiva lúdica!

Quinta-feira, 16 de maio: #RainbowMW
Antes de mais nada, cor! Quer seja através da valorização de uma cor nas suas coleções, a celebração da Paz ou da causa LGBTQ, ponha cor nas suas publicações e locais de cultura!

Sexta-feira, 17 de maio: #ExploreMW
Nesta sexta-feira, explore o tema do novo território, da iniciativa e da audácia: quer seja referente à exploração intelectual, artística ou espacial, ou ainda à inovação, convide os seus públicos a saírem dos padrões e irem para além dos limites!

Sábado, 18 de maio: #PhotoMW
Peguem nos vossos smartphones e câmaras fotográficas: é o dia de todas as capturas! Beleza do design e da arquitetura, valorize o seu site e convide os fotógrafos profissionais, artistas e amadores a partilhar os seus olhares!

Domingo, 19 de maio: #FriendsMW
Se fosse preciso um pretexto para uma saída cultural entre amigos, o domingo é o dia perfeito para isso! Neste último dia da #MuseumWeek, explore o tema da amizade – valor universal – nas suas redes sociais. Aproveite ainda para propor ofertas promocionais àqueles que querem visitá-lo em conjunto ou fazer presentes originais na sua loja!

Mais informações:
Facebook: https://www.facebook.com/MuseumWeekOfficial/