Museus Ibram em processo de restauração de esculturas

publicado: 21/10/2013 11h58,
última modificação: 21/10/2013 14h56

SamburuDance-199x300
A escultura deverá ser exposta no Museu da Abolição a partir de novembro

O Museu da Abolição/Ibram, em Recife (PE), concluiu na última semana o processo de restauração da escultura Samburu Dance I, de autoria da artista holandesa Marianne Houtkamp  – doada pela Receita Federal ao Ibram/MinC no ano passado. A equipe da instituição prepara agora a exposição da peça, prevista para o mês de novembro.

A obra retrata uma mulher da tribo Samburu, do Quênia, e possui certificado de autenticidade emitido pela Galeries Bartoux, que representa a artista. Elaborada em gesso e pátina de bronze, Samburu Dance I pesa cerca de 150Kg e possui 1,35m de altura.

Apesar de estar em bom estado geral de conservação, a escultura apresentava uma rotura no punho esquerdo, que foi completamente restaurado pelo artista plástico e restaurador Euclides Lucena Neto.

A escultura foi doada ao Museu da Abolição após tentativa de importação com uso de documentos falsos na Alfândega do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). Foi o primeiro caso de obra abandonada ou apreendida pela Receita Federal doada a um museu brasileiro, prática regulamentada por lei sancionada pela presidenta Dilma Rousseff em julho deste ano. Saiba mais.

Música de Bernadelli
A escultura Música, de Rodolfo Bernardelli, deixou na semana passada a base em que ficava, na Cinelândia, centro do Rio de Janeiro, para ser restaurada. A obra, que pertence ao acervo do Museu Nacional de Belas Artes/Ibram será restaurada pela equipe da instituição.

A transferência da escultura para o pátio do museu contou com o apoio da  Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, que colaborou com a locomoção do monumento. O trabalho foi realizado sob coordenação da Gerência de Monumentos e Chafarizes.  É a primeira vez que a mudança acontece depois de mais de 20 anos. Saiba mais.

Texto: Ascom/Ibram