Museus em Brasília e RJ marcam Dia do Índio com programação especial

publicado: 13/04/2012 09h42,
última modificação: 13/04/2012 09h47

Dois museus de temática indígena trazem programações especiais relacionadas ao Dia do Índio – comemorado em 19 de abril.

No Museu do Índio, do Rio de Janeiro (RJ), a semana de 16 a 22 de abril terá diversas atrações. A programação abre na segunda-feira (16), às 9h30, com apresentação de cantos e danças da etnia Kamayurá, que fará diversas apresentações durante a semana.

Na terça-feira (17), às 19h, acontece o lançamento dos livros Sociedade e Improviso, de Jorge Pozzobon, e O que habitava a boca de nossos ancestrais, de Lucy Seki.

Na quarta-feira (18), o destaque fica por conta do grupo de rap Brô MC’s, formado por quatro integrantes da etnia Guarani Kaiowá (MS). Nas apresentações os jovens da Aldeia Bororó, na reserva de Dourados, usam o estilo de dança como forma de manifestar seus anseios e a realidade social que os envolvem. Saiba mais aqui.

Memorial – O Memorial dos Povos Indígenas, em Brasília (DF), deu início a sua programação na terça-feira (10) com a abertura da mostra Mundo em Movimento: Saberes Tradicionais e Novas Tecnologias, que apresenta exposições sobre 55 etnias, incluindo as que integram o Programa de Documentação de Línguas e Culturas Indígenas do Museu do Índio (PROGDOC).

As mostras, que podem ser vistas em diversos espaços do Memorial, exibem o universo indígena do Brasil e sua produção artística e cultural, além de uma ampla coletânea de registros audiovisuais.

Os saberes e rituais das 55 etnias são apresentados de forma lúdica por meio de objetos, textos, fotos, vídeos, músicas e falas. Entre as curiosidades, o público poderá conferir um corredor sonoro com 14 monitores portáteis e interatividade para escuta de 18 sonoridades – falas e cantos – indígenas.

Texto: Ascom/Ibram