Nomeado o novo diretor do Museu Casa da Hera no RJ

publicado: 23/03/2015 08h49,
última modificação: 23/03/2015 09h58

casa da heraFoi nomeado na última sexta-feira (20) o novo diretor do Museu Casa da Hera, vinculado ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e situado no município de Vassouras (RJ). Resultado de processo de seleção pública, a nomeação foi publicada através de portaria no Diário Oficial da União.

O historiador Marco Antonio Xavier (foto), nascido em São Paulo (SP), mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em Museologia pela mesma instituição, foi o escolhido pela Comissão de Seleção para assumir a direção do museu em caráter de cargo comissionado, conforme definido pela Chamada Pública Nº 9, de 3 de novembro de 2014.

O novo diretor trabalhou em diversos museus e centros de preservação do patrimônio, sendo responsável pela curadoria de mais de 40 exposições e mostras, e tem trabalhos publicados sobre imigração e preservação de patrimônio urbano.

Sua trajetória profissional inclui passagens pelo Museu da Imigração e Museu da Língua Portuguesa, ambos em São Paulo (SP), e pelo Museu do Diamante, em Diamantina (MG), este último também vinculado ao Ibram.

Critérios
Para a seleção, foram considerados os critérios de formação acadêmica em nível superior; experiência comprovada em gestão envolvendo atividades de relacionamento com organizações do Governo ou entidades da sociedade em geral; e conhecimento das políticas públicas do setor museológico e da área de atuação do museu.

Os critérios foram aferidos através de apresentação de currículo, declaração de interesse e plano de trabalho. Além da apresentação da documentação, a comissão de seleção designada também realizou entrevista oral com o candidato.