Orçamento do Ibram em 2013 cresce 9,25% em relação ao ano passado

publicado: 17/05/2013 11h08,
última modificação: 27/09/2013 17h11

O orçamento do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) para 2013 cresceu 9,25% em relação ao ano passado.

Os recursos aprovados para este ano ultrapassam os R$ 140 milhões. Outros R$ 2,7 milhões devem ser alocados para o setor de museus através de emendas parlamentares.

O crescimento dos recursos destinados ao campo museal é um dos efeitos mais imediatos da Política Nacional de Museus (PNM), que completou dez anos na quinta-feira (16). Saiba mais. Após anos de redução progressiva dos investimentos federais na área, o MinC tem elevado ano a ano os repasses diretos a museus: em 2003, quando a PNM foi lançada, o valor era de R$ 24 milhões.

Política pública
Com o objetivo de garantir que todas as instituições museais brasileiras tenham igualdade de acesso aos meios de financiamento, desde 2004 são promovidos editais e prêmios para o setor.

Destacam-se os prêmios Darcy Ribeiro e Mario Pedrosa, o edital Modernização de Museus, que seleciona projetos de modernização com valores entre R$ 100 e R$ 300 mil; o Prêmio Modernização de Museus – Microprojetos, que premia inciativas de R$10 a R$50 mil, e o edital Mais Museus, que visa a implantação de novos museus em municípios que não possuem instituição museal.

Em relação aos 30 museus que compõem a rede Ibram, foram constantes nos últimos anos a aquisição de equipamentos, mobiliário e material permanente voltados para a segurança, climatização, acessibilidade, expografia, além de acondicionamento e informatização de acervos.

Os investimentos do Ibram em seus museus vinculados revelam atenção especial com a segurança. Somente os gastos com segurança ostensiva, ou seja, contratação de equipe de segurança terceirizada, somaram 14 milhões de reais em 2012, o que representa cerca de 50% do orçamento disponibilizado para manutenção administrativa.

Texto: Ascom/Ibram