Oriente e geometria inspiram exposição na Galeria do Lago, no RJ

publicado: 27/01/2016 14h38,
última modificação: 28/01/2016 17h59

A Galeria do Lago, do Museu da República, abre nesta sexta-feira (29) exposição dos artistas visuais contemporâneos Rosana Ricalde Felipe Barbosa, com estilos distintos e a proposta comum de pensar as diferenças, reformular conceitos e direcionar o olhar para o mundo atual fazendo conexões.

“Geodésia e Gelosia” é a próxima exposição a estrear na Galeria do Lago, que apresenta programas contínuos de exposições de arte contemporânea que visam a discutir aspectos da produção da arte atual.

Com curadoria de Isabel Portella, “Geodésia e Gelosia” traz, pelo lado da artista Rosana Ricalde, o resultado de pesquisa em torno da cultura oriental, como os legados árabes na literatura, arquitetura e elementos decorativos, entre outros. Rosana voltou-se especialmente para as grades de madeira postas nas janelas, as gelosias.

Do artista Felipe Barbosa, serão apresentados trabalhos que, como uma oposição à geometria de arabescos, se caracterizam por sua eficiência em usar menos material para o máximo rendimento, resultado de pesquisa sobre a relação entre geometria e economia.

A exposição “Geodésia e Gelosia” fica em cartaz até o dia 1º de maio de terça a sexta-feira das 10h às 17h e aos sábados e domingos das 12h às 18h. A Galeria do Lago está localizada nos jardins do Museu da República (Rua do Catete, 153 – Catete), no Rio de Janeiro (RJ).