Pesquisadora faz palestra sobre exumação de imperadores no Museu Imperial

publicado: 01/03/2013 11h46,
última modificação: 27/09/2013 17h48

A professora Valdirene do Carmo Ambiel, responsável pela pesquisa que levou à exumação dos imperadores d. Pedro I, d. Leopoldina e d. Amélia, concederá sua primeira palestra sobre no sábado, 2 de março. O evento será às 15h, com entrada franca, no Cine Teatro Museu Imperial/Ibram. É preciso retirar ingressos na bilheteria devido à limitação de 150 lugares.

Palestra grauita apresenta resultados de pesquisa sobre primeiros imperadores do Brasil

Intitulada Estudos de Arqueologia Forense Aplicados aos Remanescentes Humanos dos Primeiros Imperadores do Brasil Depositados no Monumento à Independência, a palestra apresentará a dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Arqueologia da Universidade de São Paulo (USP) no dia 18 de fevereiro.

Valdirene Ambiel, que é historiadora e arqueóloga, conseguiu reunir em sua pesquisa uma equipe interdisciplinar da USP, que incluiu 12 cientistas de especialidades diferentes. Isso permitiu a exumação e um estudo minucioso dos remanescentes humanos dos primeiros imperadores do Brasil, que passaram, por exemplo, por sessões de tomografias e ressonância magnética. O resultado foi a descoberta de fatos até então desconhecidos, além da confirmação e da refutação de hipóteses com as quais os historiadores vinham trabalhando.

A pesquisa envolveu ainda a leitura de uma documentação extensa, grande parte da qual pertencente ao acervo do Museu Imperial. Saiba mais.

Texto: Divulgação Museu Imperial