Pesquisa sobre Semana de Museus revela impacto positivo nas instituições

publicado: 28/01/2013 13h02,
última modificação: 01/02/2013 12h11

Museus e instituições culturais interessados em participar da 11ª Semana de Museus têm até o dia 22 de fevereiro para garantir sua participação na temporada de eventos, que acontecerá de 13 a 19 de maio. As inscrições online estão disponíveis.

Pesquisa produzida pelo Ibram revela o impacto da Semana de Museus sobre o aumento de público nas instituições que participam da ação, além de outros efeitos positivos para o setor museal.

Entre as 1.114 instituições que participaram da 10ª Semana de Museus, no ano passado, foi registrado um aumento de público de 35,34% em relação ao mês anterior. Quando comparado ao público da semana anterior à ação, o crescimento foi ainda maior: 131,88%.

Mais público e visibilidade
Além do aumento do público, alguns dos efeitos mencionados pelos museus e outras instituições culturais que participaram da pesquisa foram o fortalecimento da imagem do e aumento da visibilidade das instituições, envolvimento da comunidade e integração com outros museus brasileiros.

A pesquisa revelou ainda que a 10ª Semana de Museus gerou 504 empregos durante sua realização, entre a contratação de palestrantes, curadores, monitores, músicos, atores, montadores de exposição e prestadores de outros serviços. Além disso, foram mobilizados 2.333 voluntários. Veja aqui a pesquisa completa.

Realizada anualmente em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio), a Semana de Museus em 2013 terá como tema Museus (memória + criatividade) = mudança social. Proposto pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), o tema associa dois conceitos que têm caracterizado o setor museal nos últimos anos. Saiba mais sobre o ICOM no Brasil.

Texto: Ascom/Ibram