Ponto de Memória do Grande Bom Jardim será inaugurado em Fortaleza

publicado: 29/08/2012 11h10,
última modificação: 29/08/2012 17h15

O Ponto de Memória do Grande Bom Jardim (GBJ) , em Fortaleza (CE), será inaugurado na sexta-feira (31), às 16h, com o lançamento da exposição Jardins das Memórias no Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza ( Rua Fernando Augusto, 987, Grande Bom Jardim).

Ponto de Memória em Fortaleza surge da articulação de nove entidades do Grande Bom Jardim

A mostra, que integra um conjunto de ações de valorização da memória local, é resultado de um processo de pesquisa participativa realizada por jovens moradores e lideranças comunitárias, que registraram desde bens materiais e imateriais ao imaginário e práticas cotidianas da região – que reúne mais de 204 mil habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A exposição pretende tratar das lutas, resistências e celebrações locais, mostrando os ofícios, modos de fazer, edificações e lugares de memória do Grande Bom Jardim. Na exposição, o visitante conhecerá, por exemplo, a influência religiosa dos grupos pastorais na formação do território, os espaços das culturas religiosas de matrizes africanas e ameríndias, bem como as diversas expressões culturais da área.

“Tudo se deu com luta e muita negociação com os poderes públicos. É um processo cheio de memórias, que mostra que a vida neste lugar da cidade não se deu em vão, sem movimento”, enfatiza o consultor local do Ponto de Memória, Adriano de Almeida.

A iniciativa de Museologia Social cearense, que luta para conseguir sede própria, é resultado de articulação de representantes de nove entidades locais e de dez moradores, representando os cinco bairros que compõem o Grande Bom Jardim, e conta com apoio do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI).

Mais informações pelo endereço eletrônico almadriano@gmail.com ou pelos telefones (85) 8884.1062 / 3497.2162.

Texto: Divulgação Programa Ponto de Memória