Pontos de Memória participam da 9ª Semana Nacional de Museus

publicado: 06/05/2011 17h49,
última modificação: 06/05/2011 18h45

Os Pontos de Memória da Estrutural (Distrito Federal/DF), Terra Firme (Belém/PA), Museu Comunitário Lomba do Pinheiro (Porto Alegre/RS), Museu de Favela e Museu da Maré (ambos do Rio de Janeiro/RJ) participam da 9ª Semana Nacional de Museus, que acontecerá entre os dias 16 e 22 de maio. Os Pontos integram as 1.006 instituições que, com o tema Museu e Memória, promoverão cerca de 3 mil eventos em mais de 500 cidades de todo o país durante a Semana.

A Semana Nacional de Museus acontece anualmente em celebração ao Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, e no Brasil é promovida pelo Ibram. Confira a programação dos Pontos de Memória na Semana:

•  Ponto de Memória de Terra Firme: realiza a primeira gincana de história e memória do bairro, do dia 16 a 20 de maio. Voltada especialmente para os jovens, a competição está dividida em cinco provas relacionadas à memória local.
  •  Ponto de Memória da Estrutural: lança sua primeira exposição no dia 21 de maio. A mostra Movimentos da Estrutural, cujos suportes são elaborados a partir de objetos reciclados do Lixão, pretende retratar a memória das estratégias de luta dos moradores.
  •  Museu Comunitário Lomba do Pinheiro: realiza a exposição Saber Popular: Ervas, Rezas e Benzeduras: Alternativas de saúde.
  •  Museu de Favela: inaugura, no dia 22 de maio, o circuito Casas-Telas no Pavão-Pavãozinho. O projeto, que começou no morro do Cantagalo (na foto acima), em 2009, retrata em grafite, nos muros e fachadas de casas do morro, um circuito que conta a história da favela.
  •  Museu da Maré: terá agenda diversificada, com apresentação de contos e lendas locais por moradores, oficina de leitura e a exposição Museu da Maré, que narra a história de resistência da comunidade. Também haverá um “chá de memória”, reunindo moradores que construíram a identidade e a memória da Maré.

Veja a programação completa da 9ª Semana em www.museus.gov.br