Prédio do Museu S.João del-Rei será revitalizado

publicado: 30/06/2011 15h44,
última modificação: 13/06/2012 13h01

O prédio do Museu Regional de São João del-Rei/Ibram – símbolo da arquitetura colonial mineira – passará por restauração na fachada e readequação interna. O casarão de três pavimentos, construído em 1859 nos moldes da tradição colonial para abrigar a família e os negócios do Comendador João Mourão, foi tombado em 1946 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Licitada em dezembro de 2010, a obra começou em 25 de abril e a conclusão está prevista para o final deste ano.

Segundo o diretor do Museu Regional, João Luiz Domingues Barbosa, a restauração da fachada do prédio será importante para a sua conservação. A obra está revisando a alvenaria e esquadrias de portas e janelas, recuperando estuques decorativos na fachada e, mantendo as características e cores originais. A alvenaria estrutural é mista de barro batido, adobe e pedra e, o beiral das janelas em estuque – um composto de cal, areia fina, pó de mármore e gesso – está sendo reconstruído.

Além da restauração, o prédio também passa por uma readequação dos espaços internos, em função do aumento no quadro de funcionários, após a criação do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em 2009.

Desde a sua abertura, em 1963, o Museu Regional de São João del-Rei/Ibram é conhecido pelo acervo  que retrata o cotidiano e o comportamento dos mineiros nos séculos XVIII e XIX.