Primavera dos Museus 2013: mais de 2,6 mil atividades estão programadas

publicado: 23/08/2013 08h56,
última modificação: 27/09/2013 16h51

A exemplo do que tem acontecido a cada edição da tradicional temporada de eventos organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) no segundo semestre, a 7ª Primavera dos Museus, que acontece de 23 a 29 de setembro, vai mobilizar um número recorde de instituições. Um total de 884 museus e centros culturais de todas as unidades da federação confirmaram sua participação.

Abertura de exposição durante Primavera dos Museus 2011 no MAI/Ibram em Niterói (RJ)

Serão mais de 2,6 mil eventos em torno do tema Museus, Memória e Cultura Afro-Brasileira, que propõe aos museus reverberar as contribuições da África para a sociedade brasileira e disseminar conhecimento e reflexão crítica sobre a realidade afrodescendente no país, contribuindo para a ampliação de olhares e a superação de preconceitos e discriminações raciais.

O Ibram divulgará, na primeira quinzena de setembro, um guia online contendo toda a programação da temporada, que oferecerá ao público de todas as regiões do Brasil exposições, seminários, oficinas, exibições de música, teatro, dança e cinema, além de outras atividades e atrações. Confira o texto explicativo sobre o tema deste ano.

Realizada desde 2007, a Primavera dos Museus é resultado de uma ação conjunta entre o Ibram e instituições museológicas de todo o país.  Os museus que participam da ação têm conseguido alcançar importantes resultados, como o aumento da visitação, maior envolvimento da comunidade, e fortalecimento de sua imagem.

Em caso de dúvidas ou outras questões relativas à temporada nacional de eventos, os interessados podem enviar e-mail para cpgii@antigo.museus.gov.br ou fazer contato pelo telefone (61) 3521.4122.

Texto: Ascom/Ibram
Última atualização: 9.9.2013