Ibram lança cronograma de editais do Programa de Fomento aos Museus 2012

publicado: 11/05/2012 17h49,
última modificação: 18/05/2012 15h47

O cronograma de editais do Programa de Fomento aos Museus Ibram 2012 foi lançado nesta terça-feira (15), em cerimônia realizada no Museu de Artes e Ofícios de Belo Horizonte (MG). A solenidade foi o ato oficial que marcou a 10ª Semana de Museus, que continua até domingo (20) com atividades em todo o País (veja o guia completo da programação).

Ao longo deste ano serão lançados 10 editais e investidos mais de R$ 10 milhões em recursos. Haverá continuidade de uma série de prêmios, como Darcy Ribeiro, Arte Contemporânea, Modernização de Museus – Microprojetos, Pontos de Memória e Mário Pedrosa, além dos editais Implantação e Fortalecimento de Sistemas e Redes de Museus, Modernização de Museus Mais Museus.

Também fazem parte do Programa 2012 dois editais inéditos. Um deles é o Prêmio Ibram/COB Memória do Esporte Olímpico, que se destina a selecionar e premiar iniciativas de preservação da memória do Esporte Olímpico, visando o apoio a ações de divulgação, preservação e difusão do acervo. Outra novidade é o Prêmio Memórias Brasileiras, destinado a selecionar e premiar iniciativas de preservação da memória brasileira e cuja ideia é contemplar um tema a cada ano.

Nesta 1ª edição, a ênfase do Prêmio Memórias Brasileiras será nas iniciativas relacionadas à memória dos movimentos sociais no Brasil (sindical, rural, estudantil, entre outros) que apoiam ações de divulgação, preservação e difusão de acervo.

Mais sobre os editais do Programa de Fomento aos Museus Ibram 2012

Atualizada em 15/05/2012.