Projeto Conexões Ibram começa na Bahia no dia 21 de março

publicado: 13/03/2012 17h48,
última modificação: 21/03/2012 13h09

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) começa, a partir deste mês de março, a percorrer todos os estados do Brasil apresentando e discutindo as novas políticas e instrumentos de gestão para os museus brasileiros.

O projeto Conexões Ibram tem como objetivo construir uma agenda comum de trabalho, juntamente com os estados, para alavancar o setor de museus. 13 estados já estão com eventos confirmados para este ano. O primeiro a receber o projeto será a Bahia, entre os dias 21 e 23 de março. Saiba mais.

O evento de lançamento do projeto será no Museu de Arte da Bahia no dia 21 de março, a partir das 9h. Na mesa de abertura, estarão presentes o presidente do Instituto, José do Nascimento Junior, e o secretário de Cultura do Estado da Bahia, Albino Rubim, que assinarão um termo de cooperação para o desenvolvimento de ações conjuntas que contribuam para o fortalecimento, difusão, fomento e o incentivo do setor museológico no estado.

Em abril será a vez dos estados do Rio Grande do Norte, entre os dias 18 e 20, Ceará, do dia 23 ao 25, e Espírito Santo, de 26 a 28 de abril.

Estrutura
Cada evento terá dois dias de reuniões abertas, nas quais serão abordados temas estruturantes para a área museal, tais como estratégias de fomento e financiamento, Estatuto de Museus, patrimônio em risco, Pontos de Memória e construção de rede de informações museais.

Os temas que serão levados para os estados são:
• Programa iMuseus – Construção de rede de informações do setor museal
• Estatuto de Museus e novos instrumentos de gestão
• Plano Nacional Setorial de Museus e a participação do estado
• Patrimônio Cultural em Risco e a integração de ações públicas
• Programa Pontos de Memória
• Estratégias de Fomento e Financiamento aos Museus
• Legado Cultural para o setor museal – megaeventos esportivos

Além desses, os estados também têm sugerido outros tópicos de acordo com suas necessidades específicas. Já está no ar o blogue com toda a informação relativa ao Conexões Ibram.

Mais informações podem ser obtidas pelo endereço eletrônico conexoesibram@antigo.museus.gov.br ou pelo telefone (61) 3521.4035.

Texto: Ascom/Ibram