Projeto Conexões Ibram inicia 2013 com palestras em Mato Grosso

publicado: 27/02/2013 15h01,
última modificação: 27/09/2013 17h49

Mato Grosso (MT) é o primeiro estado a receber o projeto Conexões Ibram este ano. Assim, o projeto chega a sua 18ª edição desde março de 2012. Saiba mais.

O evento, realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura do MT, acontece no Mato Grosso Palace Hotel, em Cuiabá, nos dias 19 e 20 de março. As inscrições gratuitas estão abertas aos interessados até 15 de março e podem ser feitas pelo endereço eletrônico conexoesibram@cultura.mt.gov.br. Outras informações pelo telefone (65) 3613.0214.

A abertura será no dia 19, às 9h, e contará com a assinatura de termo de Cooperação Técnica. Os acordos, assinados entre o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) e órgãos estaduais de cultura, têm como objetivo a integração de competências e de recursos institucionais para o desenvolvimento de ações conjuntas que contribuam para o reconhecimento, o fortalecimento, a difusão, o fomento e o incentivo do setor museal de cada estado.

Ao longo do dia serão apresentados os temas Sistemas e Redes de Informação, Plano Nacional Setorial de Museus, Estatuto de Museus e novos instrumentos de gestão

No dia 20, a partir das 9h, recomeçam as palestras. Os temas da manhã serão Gestão de Riscos ao Patrimônio Musealizado Brasileiro e Pontos de Memória. À tarde, a partir das 14h, Estratégias de Fomento e Financiamento aos Museus e Legado Cultural para o Setor Museal – megaeventos esportivos são as palestras previstas. Cuiabá é uma das cidades-sede da Copa do Mundo 2014. O evento encerra-se às 18h.

Sobre Conexões Ibram
Desde março de 2012, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) percorre todos os estados do país conectando os museus brasileiros às novas políticas e instrumentos de gestão museais.

O Ibram propõe diversos temas para serem discutidos diretamente com os representantes do setor cultural dos estados e com seus cidadãos. Cada estado tem a oportunidade de ajustar o evento de acordo com suas necessidades específicas a partir do modelo sugerido.

Além das apresentações abertas ao público, o Conexões Ibram propõe reuniões técnicas com o intuito de concretizar planos de trabalho para inserir os museus do Brasil nas inovações em políticas públicas museais promovidas pelo Ibram. Todas as atividades podem ser acompanhadas no blogue do do projeto.

Texto: Ascom/Ibram