Proposta de museu dedicado ao circo marcou visita de Tiririca ao Ibram

publicado: 01/12/2011 10h48,
última modificação: 01/12/2011 12h00

O deputado federal Tiririca (PR-SP), o Presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), José do Nascimento Junior, e assessores reuniram-se na tarde da quarta-feira (30) na sede do Instituto em Brasília.

A reunião, que partiu de solicitação da assessoria do deputado, teve vários assuntos em pauta, entre eles, a inserção da temática circense nos museus brasileiros. Tiririca se mostrou preocupado com a situação atual dos circos e da memória circense. Para ele, que cresceu no picadeiro, o circo “é uma escola fantástica. A gente aprende a economizar, a gastar, aprende tudo no circo e isso não pode acabar”, enfatizou.

A criação de um Museu Nacional do Circo entrou na pauta e Nascimento Junior sugeriu que esse museu seja itinerante. “Não há uma visão rígida do conceito de museu e um dedicado ao circo deve ser móvel: temos que transformar a lona em um museu e levá-lo para todo o país”, indicou.

O presidente do Ibram/MinC propôs ainda que o futuro Museu da Diversidade Brasileira, uma das cinco unidades do projeto Esplanada dos Museus, abrigue a memória do circo brasileiro em seu acervo, que será voltado pra as culturas populares do Brasil. Para Tiririca, “se a gente inserir esse negócio do circo nos museus vai ser muito bom, principalmente na capital do país”.

Durante a reunião, Nascimento Jr. e Tiririca acordaram a realização de visitas a alguns museus. O deputado ressaltou a necessidade de aproximar a população e a cultura popular dos museus brasileiros e também mostrou-se interessado nos projetos que tramitam na Câmara Federal que envolvem museus e cultura popular.

Texto e foto: Ascom Ibram