Quarteto Radamés Gnattali lança DVD no Museu Villa-Lobos (RJ)

publicado: 25/02/2012 16h05,
última modificação: 14/03/2012 10h47

Após a primeira e única interpretação na América do Sul da obra completa para quarteto de cordas de Heitor Villa-Lobos, durante o Festival Villa-Lobos de 2009, o Quarteto Radamés Gnattali lança, no dia 5 de março, todos os 17 Quartetos de Villa-Lobos em DVD e Blu-Ray.. O evento começa às 20h no Museu Villa-Lobos (Rua Sorocaba, 200 – Botafogo, RJ).

Gravada entre os meses de julho de 2010 e maio de 2011, nos palácios do Catete, Laranjeiras e Theatro Municipal do Rio de janeiro, a obra integral para quartetos de cordas de Heitor Villa-Lobos traz a eloquência musical do compositor brasileiro em suas 17 peças acabadas e no curioso ineditismo de uma 18° obra, para a qual o maestro deixou compostos apenas 3 compassos e que são executados pelo quarteto Radamés nesta produção.

Com a imprescindível parceria do Museu Villa-Lobos, o acesso aos manuscritos originais do compositor permitiu revisões dessas partituras e a correção de diversos erros de notas e ajustes rítmicos, permitindo ao ensemble criar a própria edição dos quartetos.

No lançamento serão exibidos os vídeos em alta definição e o Quarteto Radamés Gnattali apresentará uma seleção de movimentos de alguns dos quartetos que compõe a Integral. Saiba mais.

Fonte: Divulgação Museu Villa-Lobos