Nova temporada do Conhecendo Museus traz 20 episódios

publicado: 09/06/2020 23h57,
última modificação: 19/06/2020 17h07

O programa Conhecendo Museus estreou, na segunda-feira (8), uma nova temporada, em que serão apresentadas vinte instituições culturais sobre moda, gastronomia, ciência e tecnologia.

Fruto da parceria entre o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e a Fundação José de Paiva Netto (FJPN), o programa mostra museus brasileiros, seus acervos e atividades educativas, de forma divertida e didática, apresentados ao público através do depoimento de profissionais que atuam nesses espaços.

Nesta temporada, 20 episódios inéditos apresentarão museus de 10 estados brasileiros, intercalando os roteiros sobre moda e gastronomia com outros sobre ciência e tecnologia. São eles:

• Roteiro da Moda e da Gastronomia: Museu do Pão (Ilópolis/RS); Museu da Rapadura/Museu do Brejo Paraibano (Areia/PB); Museu Municipal do Milho (Xanxerê/SC); Museu da Moda de Canela (Canela/RS); Museu de Hábitos e Costumes; (Blumenau/SC); Museu do Caju (Caucaia/CE); Museu da Moda de BH (Belo Horizonte/MG); Museu Nacional do Calçado (Novo Hamburgo/RS); Museu do Doce (Pelotas/RS).
  • Roteiro da Ciência e da Tecnologia: Espaço Ciência (Olinda/PE); Museu do Homem do Nordeste (Recife/PE); MUQUIFU – Museu de Quilombos e Favelas Urbanas (Belo Horizonte/MG); Museu Catavento Cultural (São Paulo/SP); MIS SP (São Paulo/SP); MIS RJ (Rio de Janeiro/RJ); Museu Exploratório de Ciência (Campinas/SP); Museu da Vida (Rio de Janeiro/RJ); Museu Oceanográfico (Piçarras/SC); Museu do Amanhã (Rio de Janeiro/RJ); Museu da Energia (São Paulo/SP).

A série busca promover o resgate da memória nacional e divulgar bens e valores culturais democratizando o conhecimento gerado por essas instituições, além de divertir e fomentar o surgimento de novos públicos.

Com episódios de vinte e seis minutos de duração, divididos em dois blocos, a atração investe em linguagem ágil e moderna. Sem contar com as figuras tradicionais do apresentador e do repórter, a narrativa se apoia em voz off, com texto na primeira pessoa. Para manter um diálogo direto com o público, a visita aos museus é guiada pela câmera, que percorre todos os espaços das entidades culturais.

Acompanhe os episódios do progama Conhecendo Museus na TV Brasil, de segunda a sexta, às 7h15. No Youtube também estão disponíveis os episódios das temporadas anteriores.

Texto e fotos: TV Brasil
Edição: Ascom Ibram