Secretaria da Cultura lança o Programa Museus Paraná em três etapas

publicado: 12/04/2012 12h11,
última modificação: 12/04/2012 15h48

A Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) apresentou, no dia 11 de abril, o Programa Museus Paraná. O Programa consiste em três etapas: exposições itinerantes, capacitação e apoio técnico. O trabalho faz parte do Plano Gestor Museológico, que visa organizar as ações realizadas nas instituições do Paraná.

No decorrer do ano, diversas exposições com obras do acervo dos museus da SEEC irão percorrer as oito macrorregiões do Estado. As mostras serão realizadas de forma simultânea. O Programa tem início com as exposições Memória e Imagem: nas lentes de Guilherme Glück, organizada pelo Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS) e o Instituto Federal do Paraná, e Um Olhar Contemporâneo sobre a Lapa de Glück, durante o V Festival de Cinema da Lapa – Filmes de Época.

O Programa Museus Paraná também irá propiciar a capacitação das pessoas que trabalham nos museus localizados no Estado. Em 2012, técnicos da secretaria irão percorrer as oito macrorregiões e realizar cursos que englobam as áreas técnicas Conservação Preventiva das Obras, Museografia (concepção do espaço), Montagem de Exposição, Ação Educativa e Inventário.

A terceira etapa do Programa consiste no apoio técnico, de acordo com as demandas de cada município. No Paraná, existem aproximadamente 150 museus municipais. O levantamento está sendo realizado pela Secretaria de Estado da Cultura.

Informações sobre o programa podem ser obtidas pelo telefone (41) 3321.4762 ou pelo e-mail cosem@seec.pr.gov.br. Saiba mais.

Fonte: Secretaria de Cultura do Paraná
Edição: Ascom/Ibram