Secretaria de cultura inicia ciclo de debates com setor de museus do RJ

publicado: 26/10/2012 15h18,
última modificação: 26/10/2012 17h09

Como parte do processo de construção participativa do Plano Estadual de Cultura, a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro (SEC-RJ) deu início ao ciclo de Debates Setoriais com o setor museal local.

Primeiro debate presencial aconteceu durante a passagem do projeto Conexões Ibram pela capital fluminense

O trabalho teve início em abril deste ano, quando foram formados Grupos de Planejamento Setorial (GPS), que produziram diagnósticos e propostas para 12 setores da cultura no estado. Nas reuniões, foram escolhidos autores para elaborar textos propositivos para cada área.

Dentre os textos estão o documento proposto pela Superintendência de Museus da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), fruto do processo de construção de uma política estadual de museus, e outros três artigos sobre formação de profissionais que atuam em museus, processos de gestão museal, e a realidade dos museus do interior do estado.

A ideia é que, a partir dos textos, sejam formuladas propostas de diretrizes e estratégias que possam auxiliar a formulação da futura política para o setor de museus. O primeiro debate presencial aconteceu no dia 28 de setembro, durante a passagem do projeto Conexões Ibram pela capital fluminense, com a participação dos autores dos quatro textos.

O debate, agora, prossegue via internet. Qualquer pessoa ou entidade pode enviar seus comentários e sugestões pela página do Plano Estadual de Cultura. Os quatro textos de referência para a discussão também estão disponíveis aos interessados.

Texto: Secult RJ
Edição e foto: Ascom/Ibram