Série para TV sobre museus brasileiros tem lançamento em Brasília

publicado: 03/05/2012 11h06,
última modificação: 04/05/2012 09h18

No dia 3 de maio será lançada a série de TV Conhecendo Museus, que apresenta ao público os museus do Brasil, seus acervos e as histórias por trás deles. A cerimônia será realizada no ParlaMundi, sede da LBV, em Brasília, às 20h, e contará com a presença da ministra da Cultura, Ana de Hollanda.

Iniciativa de co-produção entre a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), a Fundação José de Paiva Netto (FJPN), o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) e a TV Escola – Ministério da Educação (MEC), a série é formada por 52 episódios com duração de 26 minutos cada, divididos em dois blocos de 13 minutos.

Museu das Bandeiras em Goiás

O programa de estreia apresenta o Museu do Futebol (SP) e será exibido pela TV Brasil no dia 8 de maio, às 17h30 – com reprise no dia 12 de maio, às 15h30.

Na sequência, serão exibidos os programas sobre o Museu de Arte Moderna (RJ), dia 15 de maio, o Museu Comunitário Lomba do Pinheiro (RS), dia 22 de maio, e o Museu das Bandeiras (GO), no dia 29 de maio. Os vídeos também estarão disponíveis em portal na internet que contará ainda com fotos e conteúdos extras.

De norte a sul
Os filmes serão exibidos em canais educativos de televisão aberta e por assinatura, como os canais TV Brasil, TV Brasil Internacional, Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), Boa Vontade TV, Rede Educação e Futuro de Televisão. A partir do segundo semestre de 2012, os documentários também serão exibidos na TV Escola/MEC como material de apoio didático nas escolas do Programa Mais Educação.

Com a nova série, os telespectadores conhecerão 52 museus espalhados por todo o país, sendo 29 na região Sudeste, 8 no Nordeste, 7 no Sul, 5 no Centro-Oeste e 3 na região Norte. A primeira série Conhecendo Museus, que não foi produzida para TV, gerou 15 documentários de unidades instaladas em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Os episódios podem ser vistos aqui.

Fonte: Divulgação EBC/Portal MinC
Edição: Ascom/Ibram