Vice-diretora de instituto alemão de museus ministra palestra em Brasília

publicado: 21/06/2012 16h01,
última modificação: 26/06/2012 11h06

Como parte do projeto Apoio aos Diálogos Setoriais Brasil-União Europeia, o Ibram/MinC recebe no dia 25 de junho, a visita de Monika Hagedorn-Saupe, vice-diretora do Instituto de Pesquisa de Museus da Alemanha, localizado em Berlim.

Às 15h, a vice-diretora ministra palestra no auditório do Ibram sobre o trabalho da instituição, responsável pela pesquisa e análise de dados sobre os museus alemães.

Haverá tradução simultânea inglês-português. A entrada é aberta ao público e está sujeita à lotação do auditório (150 pessoas). Interessados em participar podem se inscrever aqui. A palestra acontece no Setor Bancário Norte, Quadra 2, Bloco N (sobreloja).

Monika Hagedorn-Saupe é graduada em Pedagogia e Ciências Sociais pela Universidade Ruhr em Bochum (Alemanha) e em Matemática e Didática pelo Kings College, da Universidade de Londres. É Mestre em Pedagogia, com especialização em Sociologia e Psicologia, pela Universidade Livre de Berlim, e Licenciada em Matemática pela mesma universidade. Leciona para turmas de Museologia na Universidade de Ciências Aplicadas de Berlim (HTW) e é professora honorária da HTW desde 2006.

Desde 1985, atua no Instituto de Pesquisa de Museus (Institut für Museumsforschung), órgão responsável pela pesquisa e análise de dados referentes ao setor museal alemão, e vinculado às instituições públicas Museus Estatais de Berlim, responsável pela administração dos museus daquela cidade, e Fundação do Patrimônio Cultural Prussiano, agência que realiza a gestão do patrimônio cultural na Alemanha.

Desde 1994, é Vice-Diretora do Instituto de Pesquisa de Museus, dirige o Departamento de Pesquisa de Visitação e Estatísticas de Museus, no mesmo instituto, e é responsável por diversos projetos europeus na área.

Texto: Ascom/Ibram