Visitas mediadas do Museu Histórico Nacional trazem novidades em setembro

publicado: 04/09/2019 14h58,
última modificação: 20/01/2020 15h00
“Museólogo por um dia”: atividade é voltada para crianças conhecerem um pouco do trabalho que se faz em um museu

Será realizado, no Museu Histórico Nacional (MHN), no domingo (8), o projeto de visitas mediadas “O Bonde da História: Independência ou Morte”. A proposta é abordar os eventos que deram origem à independência do Brasil.

Às 15h, as crianças de 6 a 10 anos e acompanhantes vão poder participar do “Bondinho da História: Brincando no pátio dos canhões”. Em um dos espaços bucólicos do complexo arquitetônico do MHN, vai acontecer um jogo de curiosidades e brincadeiras entre os canhões e peças históricas em exposição.

Já no domingo (15), às 14h, os educadores irão trazer uma polêmica à tona. “Descobrimento ou Invasão?” será a visita mediada que vai propor uma discussão sobre a chegada dos portugueses ao território brasileiro e o processo de colonização que se seguiu.

Neste dia, às 15h, crianças, jovens e acompanhantes serão convidados a participar do Bondinho da História:” Pintando as memórias do Rio”. O público visita as telas ovais de Leandro Joaquim (1738-1798), participa de uma roda de conversa e toma parte em uma oficina de pintura, onde poderá deixar a imaginação fluir para retratar o Rio atual.

No domingo (22), às 14h, o Bonde da História trará como tema: “A presença negra no acervo do MHN”. Voltada para o público adulto, a visita irá abordar a presença das matrizes africanas no Brasil.

Primavera dos Museus 2019

No sábado (28), às 14h, como parte da programação da 13ª Primavera dos Museus “Museus por dentro, por dentro dos museus”, irá acontecer o Bonde da História “Museu para museólogos”. A visita irá percorrer temáticas distintas dentro do campo da Museologia e será voltada para estudantes da área e cursos afins, além de interessados no tema.

E às 15h, em “Museólogo por um dia”, crianças e acompanhantes terão a chance de conhecer um pouco da profissão de museólogo, por meio de dinâmicas que simulam algumas das atividades exercidas pelos profissionais de um museu.

Encerrando o mês e a 13ª Primavera dos Museus, no domingo (29), às 14h, o MHN irá oferecer uma atividade especial. A oficina de desenho e criatividade “Plantando memórias” será voltada para públicos de todas as idades e terá o objetivo de estimular a criatividade a partir da confecção de alguns materiais, que poderão ser levados para casa. A atividade tem a coordenação do desenhista Daniel Azulay – que estará presente.

Como participar

Aos fins de semana e feriados, o MHN funciona das 13h às 17h. Não há necessidade de agendamento ou inscrição para participar das visitas mediadas. A entrada aos sábados custa R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Já aos domingos, a entrada é gratuita.

Foto e texto: Ascom/MHN
Editado pela Ascom/Ibram