7º Fórum Nacional de Museus

publicado: 22/07/2019 15h36,
última modificação: 25/09/2019 17h37

O 7º Fórum Nacional de Museus(FNM) aconteceu na cidade de Porto Alegre (RS), entre os dias 30 de maio e 4 de junho de 2017, no Centro de Eventos da PUC-RS. A Recomendação da Unesco sobre a Proteção e Promoção de Museus e Coleções, aprovada em 2015 a partir de iniciativa brasileira, foi o tema da edição deste ano.

Foto: Doni Maciel /Acervo Ibram
Foto: Doni Maciel / Acervo Ibram

Museólogos, gestores, pesquisadores, estudantes e demais interessados na área de museus e memória no Brasil puderam refletir sobre os rumos dos museus brasileiros, e da Política Nacional de Museus, tendo como base as Recomendação da Unesco.

Considerado como referência para as políticas públicas nas próximas décadas, o documento destaca o papel dos museus e suas coleções em um processo de desenvolvimento que se quer cada vez mais sustentável. Conheça o documento.

Em sua sétima edição, três conferências internacionais, nove painéis, com 27 convidados nacionais e estrangeiros, oito minicursos, apresentação de 39 trabalhos de pesquisa, além de grupos de trabalho, reuniões paralelas, atividades culturais e feira temática fizeram a programação do 7º Fórum Nacional de Museus.

A programação ainda trouxe reuniões específicas – como as de Pontos de Memória e da Rede de Educadores de Museus – além de atividades culturais, como exposição de artesanato, lançamento de publicações e visitas a museus da capital gaúcha. Durante todo o evento houve espaço com estandes com produtos e relacionados à cadeia produtiva dos museus.
Visite o blogue do Fórum Nacional de Museus para saber mais sobre a sétima edição do  FNM.

Chamada Pública: lojas de museus e centros culturais de Porto Alegre (RS)
Período de inscrições: 5 a 12 de maio de 2017 (encerrado)
Edital (.pdf)
Retificação da chamada (.pdf)