9ª Primavera tem programação para todas as idades no Museu Imperial

publicado: 18/09/2015 10h17,
última modificação: 18/09/2015 10h30

Entre os dias 20 e 27 de setembro o Museu Imperial/Ibram/MinC participa da 9ª Primavera dos Museus.

Durante a semana haverá uma programação diferenciada na Biblioteca Rocambole, concerto internacional no Cineteatro, curso voltado para guias de turismo, exposição de peças do acervo alusiva aos indígenas, atividades que equilibram o corpo e a mente, grupo folclórico e banda, além de preços especiais para os visitantes.

A abertura da Primavera no Museu Imperial acontecerá no dia 20 de setembro às 16 horas com a pianista Junko Ueno Garret, no Cineteatro. Os Interessados deverão retirar gratuitamente seus ingressos a partir do dia 15 de setembro, na bilheteria do Museu.

O Curso de Atualização para Guias de Turismo petropolitanos será outro atrativo. Voltado para profissionais com registro no Ministério do Turismo/Embratur, o curso tem como objetivo capacitar os guias para atuarem nos pontos turísticos de Petrópolis, proporcionando um atendimento de qualidade aos turistas que visitam a cidade. Os participantes poderão visitar os principais pontos turísticos da cidade, conhecer os bastidores do Museu Imperial e participar de palestras. Ao final, assistirão as apresentações do Sarau Imperial e o Espetáculo Som e Luz. O curso acontecerá no dia 21 de setembro.

Do dia 22 ao dia 27 de setembro, o Museu Imperial abrigará uma exposição referente aos índios. Na ocasião, serão exibidas armas indígenas, varanda de rede dentre outras peças que fazem alusão ao tema.

No dia 23 de setembro, às 19h horas, no Cineteatro do Museu Imperial, será realizada a mesa redonda “80 Anos da ANL- Aliança Nacional Libertadora” com Anita Prestes, professora do programa de pós-graduação em história comparada da UFRJ e Álvaro Penalva, professor de história do ensino médio. Posteriormente acontecerá o lançamento do livro “Pão Terra e Liberdade na Cidade Imperial”, de Paulo Henrique Machado.

A 9ª Primavera dos Museus também contemplará a área educativa, voltada para o público infantil. Com programação diferenciada no dia 22 de setembro das 14h30 às 15h30, a Hora do Conto explorará o livro “Histórias Encantadas Indígenas”, de Ingrid B. Bellinghausen; já no dia 23, será a vez da obra “Diacui”, de Denise Helena, e no dia 24 de setembro, a leitura será da obra “Como Nasceram as Estrelas”, de Clarice Lispector. Nesse dia, além da contação de história haverá oficina criativa em torno do tema abordado. As atividades serão gratuitas e destinadas a grupos escolares previamente agendados junto ao setor de Educação do Museu Imperial.

Os petropolitanos e visitantes poderão aproveitar também os espetáculos oferecidos pelo Museu Imperial a preços promocionais. Nos dias 24, 25 e 26 de setembro, às 20 horas, será a apresentação do Som e Luz a R$5,00 e 25 e 26 de setembro, com o mesmo preço às 18h30, exibições do Sarau Imperial.

A fim de contribuir para o equilíbrio do corpo e da mente, o Museu Imperial oferecerá, também no dia 26, das 10 às 11 horas, o Projeto “Meditação para Todos”, com Miguel Berredo, e, no dia 27, das 09h30 às 11 horas, “Todo dia é dia de Yoga”, com o professor Fábio Goulart.

No dia 27 de setembro, encerramento da 9ª Primavera dos Museus, a entrada para visitação ao Palácio Imperial será gratuita, em virtude do Dia Mundial do Turismo. Além disso, o visitante poderá contemplar, às 12 horas, a apresentação de dança de grupo folclórico germânico e, às 13 horas, a apresentação da Banda Wolney Aguiar.

Texto: Ascom Museu Imperial