Conhecendo Museus

Unidade responsável: Departamento de Difusão, Fomento e Economia dos Museus (DDFEM).

O quê é: Série Televisiva sobre museus brasileiros para veiculação em canais educativos da rede aberta e privada de televisão e disponibilização em site na internet para acesso e exibição de toda a série. Os episódios retratam acervos, projetos sociais e atividades educativas de museus em todo o país, divertindo e despertando no espectador o interesse em visitar esses espaços de difusão e produção de conhecimento, de resgate e preservação da memória, de entretenimento e formação. A série já conta com três temporadas consolidadas e a quarta edição está em produção.

Metas atingidas:
– Realizados 127 filmes sobre 135 instituições museológicas brasileiras produzidos e exibidos até o final de maio de 2015.

Metas futuras:
– Legendagem, em diferentes idiomas, de episódios já produzidos;
– Produção da 4ª temporada com episódios classificados em Roteiros Temáticos, totalizando 60 novos episódios.

Resultados:
– Museus brasileiros apresentados de forma instigante e didática, objetivando sempre atingir o interesse do maior número possível de ouvintes ou telespectadores por meio da divulgação de bens e valores culturais;
– Imagem das instituições museológicas brasileiras fortalecida;
– Público estimulado a discutir as questões contemporâneas e a preservação da memória;
– Contribuição para o resgate da memória brasileira – inscrita nos objetos, obras de arte e documentos –, consolidando-a num conjunto de informações acessíveis a fim de colaborar na formação e no apuro da consciência crítica dos telespectadores, em particular os mais jovens.
– Todos os episódios, já exibidos na TV brasileira, disponibilizados para o público, por meio do site do programa (www.conhecendomuseus.com.br) e do Youtube.

Página na internet disponibilizando todos os episódios produzidos: www.conhecendomuseus.com.br.