Acordo Brasil-Bolívia: primeira ação com parceria do Ibram é realizada em La Paz

publicado: 29/05/2018 18h02,
última modificação: 29/05/2018 18h09

Até o final de 2018, profissionais do Ibram ministrarão na Bolívia oficinas sobre os temas “Plano Museológico”, “Segurança Preventiva” e “Programa educativo”.

Foi realizada no último sábado (25), em La Paz, a conferência “Políticas Públicas para o Setor Museológico: a experiência brasileira”. Esta foi a primeira ação resultante do Acordo de Cooperação Brasil-Bolívia assinado no ano passado entre o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e o Ministério de Culturas e Turismo da Bolívia.

A conferência aconteceu no Museu Nacional de Arqueologia da Bolívia (MUNARQ) e foi ministrada pela diretora do Departamento de Processos Museais (DPMUS) do Ibram, Renata Bittencourt, e pela diretora do Departamento de Difusão, Fomento e Economia dos Museus (DDFEM), Eneida Braga.

O evento contou com a participação de mais de 40 profissionais de museus bolivianos e também teve a presença de representantes da Embaixada do Brasil na Bolívia e do ministro boliviano de Culturas e Turismo. Hoje situado no Palácio Tiahuanaco, o MUNARQ, que recebeu a conferência, é um dos mais antigos e tradicionais espaços culturais bolivianos, tendo sido inaugurado em 1842.

O Acordo de Cooperação Brasil-Bolívia tem como objetivo colaborar para o desenvolvimento de uma política museal inclusiva e participativa na Bolívia. Para isso, prevê a realização de eventos de capacitação que serão realizados por profissionais vinculados ao Instituto Brasileiro de Museus no MUNARQ a partir de junho.

A primeira oficina programada será realizada de 25 a 29 de junho e terá como tema “Plano Museológico”. A capacitação será ministrada pelos museólogos Alejandra Saladino e Newton Fabiano Soares, ambos do Ibram, e terá ainda acompanhamento posterior a distância através da plataforma virtual de aprendizagem Saber Museu. Outras duas oficinas, em setembro e novembro, abordarão os temas “Segurança Preventiva” e “Programa educativo”.